segunda-feira, novembro 20, 2006

Viagem para a Luz

“Onde vais ver o jogo?”

Na carruagem 21 volto após mais um fim-de-semana por Faro… O comboio pára em Lisboa, a cidade da catedral! Sempre admirei quem, para apoiar o Glorioso, faz os 600km para dedicar aqueles 90min. ao nosso Benfica! Pela memória vão-me passando várias viagens para a Luz.

Aproveitando o feriado de 01 de Novembro o ministério declarava as chamadas férias intercalares! Motivado pela recepção ao HJK de Helsínquia para a liga dos campeões, lá vim no inter-cidades de véspera para ver o jogo. Para o jogo fomos de autocarro a partir de casa do meu irmão até às imediações do estádio.”Falta muito?”, repetia a minha ansiedade! A forma de colocar o cachecol, a entrada no estádio, o aquecimento e tudo, tudo era motivo de sorrisos. Estava na luz a ver o Benfica para a liga dos campeões. Logo a começar golo deles… “Vim de Viseu para isto”, reivindicava um sócio ao nosso lado! O Nuno Gomes lá empatou aquilo… A dez/quinze minutos do fim o Calado levanta o estádio, que golão! Fiquei simplesmente LOUCO, gritava “Benfica, Benfica” e olhava para o terceiro anel com uma alegria e ternura indescritível! Todo o estádio estava radiante após o golo da vantagem…
Mesmo a terminar o HJK empatou! Para Faro levei um imenso orgulho de ter ido à Luz ver o Glorioso e o Best of dos U2 1980-1990, claro que a capa do CD tem para mim uma mancha de vermelho a pular na catedral!

Um ano depois a história repetiu-se, desta vez a eliminar e de autocarro da casa do Benfica de Faro. Na primeira mão tínhamos ido ganhar, com dois golos do Ronaldo, a Salónica 2-1. Com um pontapé espectacular o Kandaurov pôs-nos em grande vantagem na eliminatória. Mas o Enke não se entendia muito bem com os livres do Sabry e fomos para prolongamento: nada, penalties na Luz. Durante o jogo os gregos gritavam bem mais que nós, o tambor dava o sinal e em coro alguns melhores berravam :”PAOK, PAOK!”
O Maniche, bem novo, assumiu a responsabilidade de marcar um dos penalties, mas o herói acabou por ser o Enke. A Luz berrava e o meu sorriso a ver a catedral contente era reconfortante, passámos a eliminatória da UEFA.

Debaixo de uma chuva implacável, vim com o M., seu Pai e V. ver um clássico. Janeiro de 2001 viu dois Benfica – Porto na Luz, nós viemos ao da taça. O Maniche fez-me berrar e esmurrar as placas das obras do estádio! 1-0 ao Porto, excelente… Mas o Maric levou a decisão para as Antas. Eu e M. ainda nos perguntamos como falhou o Van Hoijdonk aquela cabeçada no prolongamento. Foi por essa altura que começou o famoso “SLB SLB SLB SLB Glorioso SLB Glorioso SLB”

Já em carro próprio e durante as férias de semestre em Fvereiro de 2004, vim com o F. e mais três apoiantes algarvios ver o jogo do Fehér! Vencemos 2-0 à Académica.
O jogo ocupou-nos todo o dia! É engraçada toda a mecânica de vir até Lisboa para ver o Benfica: a geleira, “pára o carro que estou aflito!”, ir a Armação de Pêra, voltar por Portimão, “excursões a Lisboa”… Saímos às 10 da manhã, regressámos às 5, mas as nossas 19 horas não valeram apenas pelos 90min, vão-se fazendo prognósticos, lembrando viagens, grita-se pelo Benfica e anseia-se pelo motivo dos motivos:

“Vou ver o Benfica mesmo à Luz!”