segunda-feira, dezembro 18, 2006

Morangos com Açúcar

“Com qual das duas ficavas?!”

Há um par de anos surgiu uma dúvida a todos os adolescentes portugueses... A medeática tele-novela da TVI provocava uma séria troca de argumentos entre virtudes de duas populares irmãs! A pergunta era a clássica, simples e eterna :”Qual é a tua preferida?!”

Esta pergunta sempre me fez lembrar uma discussão a que assisti por Serpa há já 10/15 anos :”Quem é o melhor? Domingos ou Kostadinov? Se tivesse que escolher para o Benfica com qual ficava?”. Analisando agora o CV de ambos parece-me que tenho uma opinião formada!

Do português guardo algumas recordações de Alvalade por exemplo. Era impressionante como o Domingos marcava quase sempre ao SCP. Lembro-me de um 2-0 em Janeiro de 96, senão me engano véspera de Jorge Sampaio ser eleito para o primeiro mandato em Belém e jogo de estreia do Hilário na baliza do FCP. Recordo-me também de um golo polémico, saltou com Costinha cabeceou e decidiu, este acompanhei num domingo à noite pela rádio. Não tenho a certeza se foi em 94/95, mas tenho a certeza de que andava no 5º ou 6º ano (93/94 ou 94/95) pois na memória tenho as queixas dos derrotados da turma...
Para lá destas neutras recordações tenho também duas bem boas!
Uma do Domingos em Barcelos a marcar mas do bota d’ouro vir para o Rui Águas, o nosso marcou mais um golo, mas como tinha mais jogos jogados bastava ao Domingos fazer o mesmo número de golos que levava a bota! Da rádio a dúvida da última jornada amedrontava-me, mas agora escrevo orgulhoso do nosso (último?) bom ponta-de-lança português!
Um penaltie falhado nas Antas contra a Sampdoria também me faz sorrir, é que o FCP foi eliminado nas Antas por penalties, senão me engano para a Taça das Taças!
Recordo também um elogio ao Domingos do meu tio TM após me ter orgulhado de ter feito um grande passe para trás das costas da defesa :”Fizeste um passe à Domingos, certo?!”

O búlgaro era o outro avançado daquela invejável dupla das Antas. Lembro-me de uma vitória azul em Bremen por 5-0... grupo da taça dos campeões em 92/93. Estou também a rever um grande golo do bico da pequena-área, a bola é bombeada e de primeira, sem deixar, cair faz um golão! Acho que foi contra o Famalicão, mas não dou certezas...
Pela selecção simplesmente tirou a França do mundial’94. Aos 44 da segunda marca o 2-1 no parque dos príncipes e no Verão seguinte joga pela Bulgária nos EUA. Por lá passa no grupo de Nigéria, Argentina e Grécia, elimina México por penalties nos oitavos (uma baliza caiu durante o jogo), Alemanha nos quartos (Mathaus ainda pôs os campeões do mundo a vencer com um penaltie aos 24 min (?dúvida do minuto), mas Stoitchkov de livre e Letchkov de cabeça deram a volta à questão), perde com a Itália nas meias e fica em quarto lugar contra Suécia (4-0 na véspera do tetra).

Enfim, talvez o deslumbre dos mundiais me leve a escolher o Búlgaro Emil!

“Quer a Soraia, quer a Ana Luísa são boas!”

1 Comments:

At 1:00 da manhã, Blogger Manuel Neves said...

Essa dupla sempre foi um pesadelo. A dos avançados do Porto, entenda-se.
O Kostadinov marcou aquele golão ao Famalicão (e na jornada a seguir marcou outro espectacular ao Braga, também 5-0, Rui Correia na baliza) e metia-me medo pela velocidade. Era irregular, mas perigosíssimo.
Domingos foi um horror. A Supertaça em Paris e aquele ar de quem não fazia mal a ninguém. Cão. O braço a rodar, o sorriso sempre igual e eu fodido. O 1-0 nas Antas, aos 44´, antes de levarmos a mão cheia na Luz... E o terceiro golo à Croácia no Euro96, a provar ao Oliveira que titular devia ter sido ele.
Odiei-os com tanta força, que tenho saudades deles. Eram leais, ao contrário de Jardel (o maior terror de sempre). Foram marcantes e hoje são nostálgicos. Como Balakov pelos lagartos. Ou outras figuras secundárias míticas como o Dino (que nos fodeu um campeonato...), o Karoglan ou o Rosário do Torreense.

Abraço, companheiro de dupla:)

PS: as irmãs...enfim.

 

Enviar um comentário

<< Home