sexta-feira, dezembro 29, 2006

Vai acabar o N/N+1?

“Ano novo…”

Num jantar de família ainda este mês informou-me o meu Tio A. da possibilidade de alterarem as épocas, “agora a época passa a ser o ano inteiro para se harmonizar os campeonatos!” Foi o que compreendi da conversa, agora há a época de 2007 por exemplo, não há as épocas de 2006/2007 e 2007/2008…

A minha reconhecida nostalgia não gostou do que ouviu. Então agora não vou poder continuar a dizer frases como “em 91/92 apurámo-nos para a frase de grupos com um grande jogo do Isaías em Londres”, ou “em 2003/2004 limpámos-lhe a única final da carreira!”???

Pensando mais numa base racional concluo que no Verão haverá mais jogos a sério e que não sei como vão fazer com os Mundiais e Europeus.

Haver jogos no Verão julgo que é bom para as nossas equipas se ainda estiverem nas competições europeias. Nem imagino o que será por exemplo vir o Bayern de Munique a Madrid em pleno Agosto. Contudo há algo que me traz saudades: as finais em Maio, os penalties do Estrela-Marselha em 90/91, o livre do Koeman no velho Wembley em 91/92 ou a final louca em Barcelona de 98/99…Sempre relacionei esses jogos ao quase fim das aulas, aos grandes dias de sol!

Quanto aos grandes torneios, estes fazem sentido decorrer enquanto as escolas estão paradas, é importante para a formação desportiva dos mais novos poderem ver os resumos, as curiosidades, todos os jogos. É bom sair do trabalho, ir ter com uma Sagres ou Super Bock, estar uma grande claridade às nove da noite e ser noite meia-final de um europeu ou mundial. Acordaria eu a meio da noite para ver o Suécia-Brasil como em 94? Iria eu aos Santos após o CEI-Escócia dos grupos do Euro’92? Finais com neve só me lembra o Porto-Peñrarol e a bola laranja…

É mais uma mudança, temos que nos habituar a elas e só assim é que se evolui. No entanto é estranho pensar numa final da Liga dos Campeões em Setembro ou num Mundial em Outubro!

“Épocas novas!”